sábado, 12 de abril de 2014

Resenha: Insurgente

OBS.: Não recomendo a leitura da resenha se você ainda não leu Divergente.

Não tenho palavras para descrever esse livro. Ele é tão: HSDAKDFAJKSGFKHASGDKJASGKDJHASKJDHALJSHDJASHDUAGRYEGJKCFDABFJADHFUHAFUHDAUHFDAIAGFAYEFIHBAKJCNXVÇDFIDNFJADFDJAFKJADKFJKAJFKADJFKJDAKLJFKAJFKAJKFJAKKKSSSSSSJDDDDDADFCNAMNVCADKNAOO !!!!!! E eu não esperava menos!
O final de Divergente me deixou totalmente ansiosa para ler o próximo volume, e creio que todos que leram e gostaram da saga se sentiram assim.
Insurgente começa exatamente do onde Divergente parou, ou seja: tudo esta um caos. As facções estão em guerra, os divergentes estão sendo caçados e muitas pessoas inocentes foram e continuam sendo mortas. Nossa protagonista, Tris, não sabe muito bem o que fazer, ela está completamente atordoada: seus pais morreram e ela acabou de matar um de seus melhores amigos que também é o namorado da sua melhor amiga.
A situação está séria, e o grupo que conseguiu fugir da cidade tenta se refugiar na sede da Amizade. É interessante conhecer como funciona essa facção. Contudo, os membros da Amizade decidem ficar neutros na guerra e ajudar apenas aqueles que querem refugio. Essa decisão não funciona exatamente bem. A cede da Amizade é atacada em busca de refugiados e Tris e seus companheiros tem que fugir as pressas.
Fuga as pressas parece ser uma boa definição do livro, pois eles não param quietos em nenhum lugar! Estão sempre fugindo, se escondendo para sobreviver enquanto decidem suas táticas de ataque e defesa.
Mas falando assim tudo parece muito fácil, mas os conflitos são muito profundos e elaborados. Os emoções e sentimentos dos personagens são muito bem trabalhados, principalmente os de Tris , já que ela é a nossa narradora, mas os outro personagens não são deixados de lado. Isso torna o livro, a priori, muito mórbido, o clima de tristeza esta reinando na cidade que entrou em colapso e  a maneira que Veronica Roth narra tudo isso é fantástica.  
No geral é isso. Não tem como falar desse livro sem soltar spoillers grandes, MUITO grandes! O livro é muito surpreendente e o seu final supera qualquer coisa que você possa imaginar em termos de surpresa e choque – Conselho : não termine de ler esse livro sem ter Convergente em mãos- .
Provavelmente deu para perceber o quanto eu gostei do livro, mesmo com a presença de alguns conflitos que, ao meu ver, foram desnecessários. É um livro marcante e repleto de perdas – só não ganha para GOT – sem falar de traições inimagináveis!

Recomendo muito a leitura do livro !

Autor: Veronica Roth
Tradutor:  Lucas Peterson
Numero de paginas: 511
Editora: Rocco Jovens leitores